Chamada de trabalhos: Conferência “Media literacy in a rich ecology media”

O ISCTE-IUL, em associação com o projeto europeu MediaCoach Initiative, tem o prazer de anunciar um convite à apresentação de propostas para a Conferência “Media literacy in a rich ecology media”, que se realizará a 4 de dezembro de 2019 (quarta-feira) no ISCTE-IUL, Portugal.

À medida que o atual ambiente digitalmente mediado se torna um meio cada vez mais substancial através do qual os indivíduos estruturam as suas vidas pessoais e sociais, é cada vez mais importante que eles entendam a natureza complexa da ecologia dos média.

Os média são transversais a praticamente todos os domínios da vida dos cidadãos comuns, inseridos em vidas domésticas e sociais, educação e formação, trabalho e lazer. Embora ofereça muitas oportunidades em todas essas áreas, também apresenta desafios nos níveis pessoal e social.

Dado o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas na atual ecologia rica em média, o aumento de indivíduos alfabetizados em média é visto como um objetivo social desejável numa época em que o analfabetismo mediático tende a ser considerado tão problemático quanto o analfabetismo “tradicional”. Esse ambiente também estimula um esforço renovado para conceptualizar, medir e disseminar a alfabetização mediática em todo o mundo, colocando seus próprios desafios para a pesquisa e a política.

Esta conferência pretende não só atingir a comunidade escolar interessada em literacia digital e mediática, mas também encorajar organizações sem fins lucrativos e ativistas que trabalham em iniciativas relacionadas com a literacia mediática a juntarem-se a nós na discussão.

Haverá três painéis com os seguintes tópicos:

  1. Ativismo relacionado à alfabetização digital e organizações sem fins lucrativos
  2. Novos dispositivos digitais, novos desafios na literacia mediática?
  3. Alfabetização Digital e Política

 

Informações de submissão

  • As propostas devem ser enviadas para o seguinte link: https://forms.gle/viUG5wnvWeFXSwXG6
  • Cada submissão deve incluir um título, um resumo, até cinco palavras-chave, uma breve biografia dos autores e afiliação atual.
  • As propostas devem ser enviadas em inglês. O idioma da conferência é o inglês.
  • As propostas também devem indicar o painel temático da comunicação a ser apresentada.
  • Cada proponente pode apresentar apenas uma proposta de apresentação.
  • As apresentações selecionadas serão convidadas a publicar numa edição especial do Scientific Journal Observatorio (OBS *).
  • Os interessados em submeter uma proposta de apresentação devem preencher o formulário abaixo até 15 de setembro de 2019.
  • Todas as propostas serão revisadas por pares pelo Comité de Programa.
  • As notificações de aceitação serão da responsabilidade dos coordenadores dos painéis temáticos e serão comunicadas até o início de outubro de 2019.
  • Os autores aceites devem enviar seu resumo final (de acordo com as normas a serem determinadas no devido tempo) até o final de outubro de 2019.
  • O programa final da Conferência será definido após receber os resumos finais das comunicações aprovadas.

 

Para mais informações, por favor, contacte os organizadores locais através do e-mail: tjfls1@iscte-iul.pt.