Cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, o projeto europeu Media Coach envolve instituições na área da literacia mediática em seis países europeus.

Chipre

Chipre

Holanda

Portugal

Roménia

Bulgária

Bélgica

Grécia

The European University Cyprus (Chipre)

https://www.euc.ac.cy/

Charis Xinari
BA Cyprus, MSc Edinburgh, PhD Edinburgh

Marios Vryonides
BA Athens, MA Essex and PhD London

Thomas Photiadis

A European University Cyprus é o principal parceiro do projeto. Como tal, tem a responsabilidade de unir os vários elementos que integram o projeto e assume a responsabilidade pela gestão geral e financeira do projeto.

A European University Cyprus também assumirá a responsabilidade de replicar com sucesso a iniciativa national holandesa MediaCoach no contexto cipriota.

A European University Cyprus, como uma organização adoptante, realizará:

  • a avaliação preliminar de contexto ao alargamento da aplicação
  • a adaptação e o ajustamento cultural da iniciativa MediaCoach ao contexto nacional cipriota
  • a disponibilização da iniciativa MediaCoach a um total de cem (100) profissionais que trabalham com jovens no Chipre
  • as atividades de alargamento necessárias para a ampla exploração da iniciativa MediaCoach no Chipre
  • Finalmente, a European University Cyprus tem a responsabilidade de pôr em prática o plano de qualidade e conduzir todas as ações e atividades associadas às preocupações de garantia de qualidade do projeto
Cyprus Pedagogical Institute (Chipre)

http://www.pi.ac.cy

Christina Stavrou

O Cyprus Pedagogical Institute constituirá uma ferramenta de divulgação e exploração forte e eficiente da iniciativa MediaCoach no Chipre.

O Cyprus Pedagogical Institute tem o potencial de transformar a iniciativa MediaCoach numa prática corrente, uma vez que o seu âmbito se centra na disponibilização de programas de desenvolvimento profissional contínuo orientados a professores em todos os níveis de ensino.

O Cyprus Pedagogical Institute assumirá a responsabilidade de realizar as atividades nacionais de divulgação e exploração da iniciativa Mediacoach no Chipre, em conjunto com a European University Cyprus.

Nationale Academie Voor Media & Maatschappij (Holanda)

https:/www.mediaenmaatschappij.nl

Lisabeth Hop
Founder

Bamber Delver
Founder - Coach of young victims of bullying

A Nationale Academie Voor Media & Maatschappij, na Holanda, assume um papel central no projeto, como detentora e transmissora de inovação, e empreenderá todas as ações e atividades necessárias para facilitar a replicação e a ampliação da iniciativa nacional holandesa MediaCoach a outros contextos nacionais participantes, os denominados países de adopção.

Mais concretamente, a Nationale Academie Voor Media & Maatschappij realizará as seguintes tarefas: O objetivo da Nationale Academie Voor Media & Maatschappij será o de passar testemunho a vários países do sul e do leste europeu. Este objetivo será alcançado principalmente através das seguintes ações e iniciativas:

  • Documentação de informação, processos e procedimentos
  • Transmissão de conhecimento tácito que permite aplicar o conhecimento formal em contexto real
  • Atividades de formação em capacitação nas organizações adoptantes.
  • Supervisão da fase de implementação nas organizações adoptantes.

A Nationale Academie Voor Media & Maatschappij contribuirá tanto para a gestão operacional como financeira do projeto, com uma posição similar a todos os outros parceiros. A Nationale Academie Voor Media & Maatschappij participará igualmente com os restantes parceiros nos processos de tomada de decisão e terá a responsabilidade de produzir a documentação financeira e de relatório orçamental.

ISCTE Instituto Universitario de Lisboa (Portugal)

https://www.iscte-iul.pt

O ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, assumirá a responsabilidade de replicar com sucesso a iniciativa nacional holandesa MediaCoach no contexto Português. O ISCTE, enquanto organização adoptante, irá realizar:

  • a avaliação preliminar de contexto no âmbito do alargamento do projeto.
  • a adaptação e ajustamento cultural da iniciativa MediaCoach ao contexto nacional português.
  • a disponibilização da iniciativa MediaCoach a um total de cem (100) profissionais que trabalham com jovens em Portugal.
  • as atividades de expansão necessárias à ampla exploração da iniciativa MediaCoach em Portugal.
  • Finalmente, o ISCTE tem a responsabilidade de realizar as atividades de divulgação e exploração em Portugal, de modo a facilitar a maior escalabilidade e replicabilidade da iniciativa europeia MediaCoach.
Active Watch - Media Monitoring Agency (Roménia)

https://activewatch.ro/

Micrea Toma
President of Active Watch Association

Ionut Codreanu
Communication specialist trainer

Sofia University (Bulgária)

https://www.uni-sofia.bg

A Sofia University assumirá a responsabilidade de replicar com sucesso a iniciativa nacional holandesa MediaCoach no contexto búlgaro. A Sofia University, como uma organização adoptante, irá realizar:

  • a avaliação preliminar de contexto do alargamento do projeto.
  • a tradução, a adaptação e ajustamento cultural da iniciativa MediaCoach ao contexto nacional búlgaro.
  • a disponibilização da iniciativa MediaCoach a um total de cem (100) profissionais que trabalham com jovens na Bulgária.
  • as atividades de expansão necessárias para a ampla exploração da iniciativa MediaCoach na Bulgária.
EAVI Media Literacy for Citizenship (Bélgica)

https://eavi.eu/

Paolo Celot

Naomi Thompson

A EAVI é líder em literacia mediática na Europa. A EAVI aportará ao projeto esse conhecimento e experiência na área de alfabetização para os media e contribuirá continuamente na assessoria às atividades do projeto ao nível da adaptação e implementação do modelo MediaCoach nos contextos nacionais na fase inicial do projeto. Já em 2015, a EAVI tinha aconselhado a CE a avaliar os níveis de literacia mediática nos Estados-Membros da UE.

Ao longo do período de duração do projeto, a EAVI fará a monitorização das atividades dos parceiros nos diferentes países, reportando os progressos do projeto e divulgando os resultados através dos seus canais de informação e divulgação.

Na fase de disseminação, a EAVI prestará apoio na comunicação sobre a importância das competências de literacia mediática, como competências essenciais, às diferentes partes interessadas, incluindo as instituições da UE, as organizações basilares da sociedade civil, os atores da esfera pública e empresarial, os setores da educação e os próprios cidadãos.

Athens Lifelong Learning Institute (Grécia)

http://athenslifelonglearning.gr

O Athens Lifelong Learning Institute assumirá a responsabilidade de replicar com sucesso a iniciativa national holandesa MediaCoach no contexto grego. O Athens Lifelong Learning Institute, como organização adoptante, realizará:

  • a avaliação preliminar de contexto sobre o alargamento da iniciativa.
  • a tradução, a adaptação e o ajustamento cultural da iniciativa MediaCoach no contexto nacional grego.
  • a disponibilização da iniciativa MediaCoach a um total de cem (100) profissionais que trabalham com jovens na Grécia.
  • as atividades de expansão necessárias à ampla exploração da iniciativa MediaCoach na Grécia.

O Athens Lifelong Learning Institute contribuirá para a gestão operacional e financeira do projeto, a par de todos os outros parceiros. O Athens Lifelong Learning Institute participará na mesma medida.