Parceiros reúnem-se na Holanda

Os parceiros do projeto MediaCoach reuniram-se em Almere, na Holanda, para planear a próxima fase do projeto! Nesta semana, os parceiros apresentaram os seus planos para seus programas de formação em literacia mediática nos seus próprios países de origem. Estes planos visam definir a estrutura para formar uma diversidade de pessoas, desde estudantes de todos os níveis até pais e pessoas desempregadas.

Cada parceiro apresentou suas próprias ideias com base em sua experiência e investigação realizadas nos seus países de origem. Estas apresentações do primeiro esboço proporcionam reflexões e conversas construtivas em benefício da melhoria dos seus planos. O objetivo do projeto é aprender com as melhores práticas do célebre modelo holandês, mas pretende também auscultar exemplos de outros parceiros. Só ouvindo as muitas iniciativas e ideias é possível criar uma estrutura de sucesso e partilhar conhecimento.

Os principais pontos de destaque de hoje?

  • Como os fatores ambientais podem desafiar ou facilitar o projeto
  • O grupo-alvo é crucial para identificar quem e por que estamos a formar
  • Materiais e conteúdos contribuirão para moldar o programa e, sobretudo, o que queremos que as pessoas façam ou saibam

A primeira grande questão a ser abordada é “quando é que uma pessoa é um mediacoach?”. Quando alcançarem todas as competências necessárias?

Em segundo lugar, que tópicos estarão exatamente no curso? O conteúdo irá resultar no tipo de formador e, portanto, os alunos que serão o resultado final. Portanto, embora haja uma orientação geral a partir do modelo holandês, ela pode não funcionar necessariamente em todos os contextos. Fatores ambientais e sistemas educacionais irão desempenhar um papel decisivo quanto ao que pode funcionar para cada um.

Alguns dos tópicos a serem abordados incluem:

Alfabetização digital, alfabetização mediática, media, media e sociedade ao longo dos anos, manipulação por/com os media, liberdade de imprensa, vício dos media e valores e padrões da ética dos media. Estes são apenas alguns exemplos de tópicos que são altamente relevantes e têm de ser abordados hoje!

A conclusão do dia – se a construção de um plano de formação é o elemento chave, já levar as pessoas a explorar o conhecimento em seu benefício e para transmitir aos outros é outro desafio! É crucial continuar a acompanhar e fornecer novos materiais e inspiração por forma a que estejam motivados para o trabalho ao longo da vida.